Bomba no mapa

Previsão indica altas ondas nos próximos dias no sul e sudeste do Brasil.

por Lucas Conejero, 27/04/2017
follow

Uma bomba do quadrante sul está no mapa e indica altas ondas para o feriado de 1 de Maio nos litorais sul e sudeste do Brasil.

No litoral sul, a potente ondulação começou a encostar nesta quinta-feira e o mar sobe gradativamente nas próximas 48 horas, com expectativa de séries na casa de 2 metros no ápice, previsto para a manhã de sábado.

No litoral sudeste, o swell encosta durante esta sexta-feira e o ápice da ondulação está previsto para o final da tarde de sábado, quando as séries podem atingir a casa dos 3 metros nos picos mais expostos. 

Além de indicarem altas ondas, os modelos de previsão também apontam para fatores externos favoráveis. Apesar do clima frio e das temperaturas baixas, resultado da massa de ar polar, o vento deve soprar fraco e o sol aparece entre algumas nuvens.

Com período elevado (14 segundos) e altura significativa fora do comum, os picos mais expostos costumam não segurar a bronca e devem ficar meio "over". A dica é buscar aqueles points alternativos ou menos expostos, principalmente no litoral sudeste.

A ondulação perde intensidade gradativamente até mais ou menos a terça-feira, quando um novo pulso do quadrante sul começa a dar as caras e o mar volta a reagir em toda região.

Tirem as gunzeiras do armário, tudo indica uma semana inteira de surf em condições consistentes!

Atenção - Alerta de Maré Alta

Quando o ápice de uma grande ondulação coincinde com o ápice da variação de uma grande maré, os transtornos e danos em algumas praias são inevitáveis.

No sábado, o ápice da variação de maré (1.3 m) será por volta das 15:30 horas no litoral sul e por volta das 17 horas no litoral sudeste (1.5 m), onde a ondulação pega mais em cheio.

Portanto, navegadores, donos de esbelecimentos e de imóveis em frente ao mar, fiquem ligados!

almasurfalmasurfalmasurfalmasurf