Caio Vaz rumo ao tri

Carioca disputa a primeira etapa do mundial de SUP Wave em Sunset.

por Redação Almasurf, 10/02/2017
follow

São dois anos consecutivos de títulos no Circuito Mundial de SUP Surf para Caio Vaz, e agora chegou a hora de iniciar a caminhada rumo ao tricampeonato.

Afinal, a temporada de 2017 começa neste sábado, dia 11 de fevereiro, na praia de Sunset, Hawaii, com janela que se estende até o dia 24 deste mês. A primeira chamada acontece às 8:00 no horário local (16h no horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo site da Association of Paddlesurf Professionals (APP).

Depois de aproveitar alguns dias de descanso, logo após ser coroado bicampeão mundial, em dezembro de 2016, Caio iniciou sua preparação para a atual temporada no Rio de Janeiro, aprimorando as técnicas de remada, natação e a preparação física sobre a coordenação de Marcelo Esquilo.

No dia 20 de janeiro, o carioca desembarcou no Hawaii para desenvolver a parte técnica.

"Estou muito empolgado para o mundial deste ano, me preparei bem para o ritmo intenso do ano inteiro. São várias baterias nas etapas, viagem, tudo isso desgasta, mas estou pronto para fazer uma boa temporada e lutar por mais um título", garante o atual dono do troféu de campeão mundial.

De fato, a preparação física será importante para a temporada. Além do pontapé inicial da competição no Hawaii, o Circuito Mundial de SUP Surf ainda tem etapas previstas para Teahuppo (Tahiti), Nova York (Estados Unidos) e Ilhas Canárias (Espanha), ainda sem datas definidas.

"O nível do Circuito Mundial está crescendo a cada ano, tanto tecnicamente como na estrutura dos eventos. Estou muito esperançoso de que esta temporada seja a melhor do SUP Surf. A organização está investindo em melhorias para atletas, público, patrocinadores e isso me dá ainda mais motivação para competir", revela.

No final do mês passado, Caio Vaz arrumou rapidamente as malas, preparou as pranchas e partiu rumo à Califórnia, nos Estados Unidos, em busca do swell que se aproximava da praia de Mavericks. E essa foi uma feliz decisão. Nas sessões, a adrenalina subiu, e isso colaborou em sua preparação para o Circuito Mundial.

"As sessões em Mavericks foram incríveis, peguei as maiores ondas da minha carreira, na casa dos 30 pés. Serviu para eu aprimorar minha concentração, além das técnicas de surfar em ondas épicas. Tudo isso me deu uma motivação extra para o campeonato também. Não vejo a hora de cair no mar e quebrar tudo nas baterias em Sunset", encerra.

Natural do Rio de Janeiro e atualmente com 23 anos, Caio Vaz começou sua experiência no mar ainda criança, incentivado por seus pais. Na infância, disputou campeonatos de pranchinha treinado por Caio Monteiro.

Aos 11 anos, iniciou também a carreira de modelo, integrando o casting de uma importante agência do Rio de Janeiro. Como ator e modelo, Caio integrou elenco de novelas da Rede Globo e trabalhou ao lado de modelos como Fernanda Lima, além de três temporadas do Irmãos Vaz, do canal Off, da Globosat, programa que mostrava a saga, sua e a do irmão Ian, em busca dos melhores picos para surfar.

O SUP Surf surgiu na vida de Caio Vaz justamente por meio do irmão, que apresentou a evolução da modalidade. Caio disputa o Circuito Mundial de SUP Surf desde 2012, quando terminou na quinta colocação geral. De lá para cá, foram dois vice-campeonatos (2013 e 2014) e dois títulos (2015 e 2016).

almasurfalmasurfalmasurfalmasurf