Freestone celebra Pablo Escobar

Surfista australiano deixa comunidade colombiana indignada ao usar foto do narcotraficante em prancha nova.

por Redação Almasurf, 26/05/2017
follow

Na última quarta-feira o surfista profissional Jack Freestone postou em seu Instagram uma foto posando com a nova prancha que traz uma fotografia do maior traficante de drogas da história, o colombiano Pablo Escobar.

A resposta da comunidade surfista colombiana e latina foi imediata e, segundo artigo assinado pelo jornalista Pablo Zanocchi, do Surfline, não demorou muito para o australiano receber várias mensagens de repúdio.

Uma das mensagens foi enviada pelo surfista local Marcos Vicioso e recebeu resposta de Freestone: "Você está levando isso muito a sério. É uma foto icônica como arte, isso é tudo! Se você se ofender muito, então por favor não me siga. Eu não tolero qualquer coisa que ele fez. E sim, eu sei sua história, mas a foto é apenas arte", argumentou o top do circuito mundial.

Mas, como a reação foi bastante negativa, em poucas horas a imagem foi retirada do perfil. 

O surfista e advogado local, Juan Esteban López Gómez, disse ao Surfline: "Não entendemos como um surfista reconhecido em todo o mundo e acima de tudo um atleta da Association of Surfing Professionals é identificado com o maior assassino da história da Colômbia. 

O assunto tomou proporções tão grandes no país que a federação colombiana emitiu uma declaração assinada pelo seu presidente, Andrés Porras, que diz: "É lamentável que aqueles que ignoram nossa história, desrespeitem a memória das vítimas, idolatrando e defendendo uma pessoa que causou uma série de prejuízos. O tráfico de drogas por muitos anos tem manchado a imagem e a reputação do povo colombiano, e é por isso que nós condenamos qualquer ação que revela a nossa relação com o crime tão abominável. A Colômbia é um país cheio de coisas belas, porque temos a sorte de ter sido encharcado com dois oceanos: o Pacífico e do Atlântico, contando ambas as costas com ondas de surf maravilhosas, tais como Nuquí, Tayrona, Puerto Colombia, Cartagena, San Bernardo del Viento, entre muitas outros, e nós queremos ser lembrado por isso.

Fonte Surfline  

almasurfalmasurfalmasurf