Crocodilos surgem em Puerto Escondido

Portal Magic Seaweed informa a presença de répteis de até 10 pés de comprimento na zona de arrebentação da mais clássica onda mexicana.

por Redação Almasurf, 22/06/2017
follow

Segundo o portal Magic Seaweed, a temporada de ondas tem sido "estranha" em Puerto Escondido, a famosa onda mexicana comparada à Pipeline.

Além do swell estar escasso, na semana passada surgiu a informação de presença de crocodilos na zona de arrebentação.

Segundo o jornalista Matt Rott, um par de Crocodylus acutus, a mais difundida das espécies de crocodilos das Américas, o maior caçador do mundo e o pesadelo dos surfistas costarriquenhos, sendo um deles de 10 pés de comprimento, foi visto patrulhando o outside bem na frente da torre salva-vidas em Zicatela.

Para não parecer história de pescador,  outro animal de porte foi apanhado em La Punta, o canto esquerdo, um quilômetro ao sul.

"Na verdade, os crocs de água salgada sempre estiveram presentes no sul do México. Eles são realmente encontrados nas costas do Pacífico e do Atlântico, bem como nas ilhas do Caribe e na América Central, e tão longe quanto o Peru e a Venezuela. Talvez nós simplesmente não conseguimos percebê-los em Puerto porque estávamos mais preocupados com as feras que detonavam no banco de areia apenas no mar", diz Rott.

A bióloga marinha local Ana Banda explica a presença dos animais: "O C. Acutus sempre esteve aqui", diz Banda. "Mas a população parece estar aumentando. Nós, como surfistas, invadimos seu espaço, e eles são animais um tanto territoriais. Durante a estação chuvosa, as lagoas vazam no oceano, e as correntes permitem que eles se dirijam para o oceano e para a zona de arrebentação", explica.

Apesar da presença dos crocodilos, os ataques são relativamente raros. Um nadador foi perseguido em 2014 na costa caribenha do México, mas não houve ataques contra pessoas na área de Puerto.

No entanto, mais ao sul, na Costa Rica, ataques podem ocorrerer. De qualquer maneira, toda atenção em Puerto, afinal, é a onda mais perigosa do México.

Fonte Magic Seaweed

almasurfalmasurfalmasurfalmasurf