Festival fortalece comunidade de Regência

Regenera movimenta economia local e convida a todos para aprender e a colaborar com o processo de regeneração da bacia do Rio Doce (ES).

por Ana Karolina de Andrade, 07/07/2017
follow

As comunidades de Regência, Areal e Entre Rios, localizadas na Foz do Rio Doce, onde o rio encontra o mar, recebem de 14 à 30 de julho o Festival Regenera Rio Doce, evento independente e colaborativo idealizado pela Aliança Rio Doce, um coletivo nascido a partir da união entre pessoas de diversas regiões do Brasil e comunidades locais, em prol da regeneração da Bacia do Rio Doce, após estouro da barragem de minério de ferro em Mariana/MG em novembro de 2015.

Uma experiência que promete provocar e proporcionar em todos os participantes, principalmente naqueles que são de outras cidades e Estados do país, um maior conhecimento sobre esta situação e uma profunda reflexão sobre o tema e a corresponsabilidade de cada um por esta tragédia. “Nós demandamos a extração deste minério para diversas finalidade no nosso dia a dia, como estrutura para construção civil em geral, eletrodomésticos, automóveis, ferramentas e até zippers e grampos. Este desastre é um sinal de que precisamos nos interessar mais e buscar entender todo o ciclo e como os órgãos fiscalizadores e as empresas responsáveis estão realizando a extração dessa matéria prima. É uma situação que engloba questões ambientais, sociais, econômicas e políticas.”, relata Ana Karolina de Andrade, 26, Relações Públicas e Articuladora Voluntária da Aliança Rio Doce.

Além do mais, muito se falou sobre os impactos em Mariana, porém a lama percorreu mais de 800 km rio abaixo, até chegar ao mar, afetando também as comunidades da Foz do Rio Doce. Região economicamente baseada no Turismo, na Pesca e na Agricultura, temas que serão amplamente discutidos e abordados durante o Festival Regenera Rio Doce, que tem como objetivo ressignificar e regenerar estas atividades, bem como desenvolver na região um laboratório vivo de regeneração, compartilhando saberes e tecnologias. 

Confira alguns destaques da programação do evento:

Ato Simbólico na Praia de Regência pelos 20 meses de lama

Na sexta-feira, 21 de julho, completamos exatos 20 meses desde que a lama chegou ao mar. Neste dia, durante o pôr do sol haverá um grande encontro na praia, para um momento de reflexão e dinâmica para imagens com drones e mensagens na praia.

Mutirão de limpeza da praia e boca do Rio

Na terça-feira, 25 de julho, quem participar do festival terá um momento de muita união e conscientização durante uma manhã de limpeza da praia.

Praia de Regência, quando a maré leva embora a lama, surfistas aproveitam as belas ondas.

Reinventando a culinária local: Festival da Moqueca Vegetariana

Com a chegada da lama na foz os peixes foram contaminados e, consequentemente, extinguindo uma das principais fontes de renda e alimentação das comunidades ribeirinhas. Por isso, a proposta do Festival da Moqueca Vegetariana é fazer um reconhecimento coletivo dos ingredientes tradicionais que foram impactados com a chegada da lama, encontrar novos ingredientes e formas de cultivá-los nos territórios visando a autonomia alimentar, a valorização das tradições e formas criativas e saudáveis de reposição dos nutrientes na alimentação cotidiana.

Plantar e Regenerar: Agrofloresta, agricultura inteligente e homeopatia para regenerar solo e água.

Imagina só, um bando de gente com enxada na mão, sorriso no rosto, esperança no coração plantando mudas e espalhando sementes? Tudo isso num cenário lindo e intrigante, nas margens do Rio Doce.

Quem participar do festival poderá fazer parte deste ritual de regeneração e ainda ter uma aulas sobre Sistemas Agroflorestais, Agricultura Inteligente, Sintrópica e Permacultura na prática. São diversos mutirões e oficinas oferecidas por profissionais da área, coletivos e organizações como o Permacultura Lab do Rio de Janeiro e o Carpe Projetos Socioambientais.

Aprenda como instalar cisternas com filtros em uma comunidade indígena

Entenda todo o processo, desde articulação e envolvimento com a comunidade local e aprenda na prática como buscar alternativas e aplicar tecnologias permaculturais para se obter auto suficiência de recursos. O objetivo desta oficina é oferecer uma fonte alternativa e segura de água para a rega de plantas, descarga e lavagens em geral, mas também capacitá-los para uma nova atividade profissional.

Esta atividade será realizada pelo PermaSampa, ÁguaV, Expedições Rio Doce Vivo, Ecosapiens, Aliança Rio Doce e Permacultores Urbanos.

Quando?
Atividades como estas acontecem a partir de 14 de julho. Confira programação completa na wikiriodoce.org.

Onde?
As atividades serão realizadas em diferentes áreas como Regência, Comunidade Indígena do Areal e Entre Rios.

Como Participar?

Colabore com pelo menos R$ 110 em nosso crowdfunding e tenha acesso à essa e todas as outras atividades do Festival.

Colabore, apoie, participe aqui no juntos.com.vc

Confirme presença também no Facebook e convide seus amigos!

Durante o festival serão mais de 30 atividades, abordando os seguintes temas: Ancestralidade; Arte, Cultura e Celebração; Comunicação e Mídias Livres; Direitos Humanos; Mulheres e Luta Política; Educação e Ludicidade; Inovação, Pesquisa e Solução; Permacultura e Agroecologia; Saúde, Alimentação e Corpo; Tecnologias Sociais, Cooperativas e Econômicas.

Confira programação completa no site do evento.

Sobre Aliança Rio Doce A Aliança é uma Rede de entidades que têm como fim promover a aliança de pessoas, organizações, talentos e recursos para apoiar e dar suporte à regeneração socioambiental do Rio Doce e ao fortalecimento de iniciativas locais através da co-criação e realização de ações e projetos colaborativos. Uma rede que nasceu do encontro de várias expedições pelo território atingido desde o rompimento da barragem e que, ao longo desse tempo, vem apoiando iniciativas locais e propondo protótipos de regeneração para promover autonomia e processos de fortalecimento para as comunidades.

Com muita dedicação, tempo, amor e criatividade a serviço do Rio Doce temos buscando também apoio de redes e colaboradores de diferentes partes do Brasil e fundos internacionais de investimento.

Estamos Vivos, Estamos Juntos e Somos Muitos pela Regeneração do Rio Doce!

Clique aqui para acessar o site oficial

Saiba mais em www.facebook.com/aliancariodoce/


 

almasurfalmasurfalmasurf