Leme sem fio é novidade

Fernando Fernandes, tetracampeão mundial de paracanoagem, tem à disposição toda a tecnologia para direcionar o caiaque durante Aloha Spirit.

por Redação Almasurf, 15/03/2017
follow

O Aloha Spitit deste ano será palco da estreia de uma tecnologia sem fio para leme que será usada pela primeira vez pelo tetracampeão mundial de paracanoagem, Fernando Fernandes, em uma competição.

Será na categoria surf ski, praticada com um caiaque de cockpit aberto (sit-on-top), longo, estreito e leve, com pedais controlando o leme. Neste caso, o direcionamento será sem fio a partir de uma invenção de dois grupos de estudantes universitários da Unisanta, de Santos, no litoral de São Paulo, com a finalidade de permitir a inclusão de pessoas com deficiência na canoagem oceânica.

O sistema substitui os pedais do caiaque a partir de um processador de dados e um transmissor de informação para um receptor colocado na polpa da embarcação para realizar as manobras. Como na maioria dos equipamentos, os atletas precisam utilizar os pés para controlar a estrutura, a nova tecnologia garante o procedimento remotamente.

Fernando Fernandes escolheu o surf ski porque o caiaque, segundo ele mesmo conta, oferece a liberdade para atletas sem os movimentos de membros inferiores a competir em igualdade com os demais competidores. O próprio paratleta mostra o funcionamento do equipamento no vídeo abaixo.

Programação da Etapa Ilhabela do Aloha Spirit 2017 A abertura acontece no dia 17 às 14 horas na Praia do Perequê com a recepção dos atletas, show com músicos e dançarinas taitianas, práticas de yoga para público, abertura da raia de provas e cinema ao ar livre a partir das 18 horas com filmes de esportes outdoor.

Na manhã do dia 18, sábado às 8 horas, terão início as competições na mesma praia e que seguem até às 17 horas.

Também no sábado acontece a Festa de Confraternização na Marina Porto Ilhabela às 19 horas, com show da banda Mano Bethoven e entrega do Aloha Spirit Awars aos melhores em 2016.

No domingo, dia 19, mais uma vez às 8 horas a retomada das competições, com término às 12 horas.

Além de lhabela, o Aloha Spirit contará com outras duas etapas: Cabo Frio – Rio de Janeiro (02 a 04 de junho) e de Salvador – Bahia (22 a 24 de setembro). O festival tem o patrocínio do Booking.com, apoio da prefeitura municipal de Ilhabela, Sea-Doo, Linktel, Flormel e Gibbon Slacklines . A GOL é a transportadora oficial. A produção é da Ecooutdoor Sports Business e realização da Associação Magna de Desportes (AMD).

O Festival Aloha Spirit de Cinema acontece paralelamente ao Aloha Spirit e conta com incentivo da Lei Rouanet, o patrocínio da Booking.com e realização do Ministério da Cultura. São exibidas produções nacionais e internacionais ligadas aos esportes outdoor. As seções são abertas ao público e começam às 18 horas da sexta feira, dia 17. (Leve a sua cadeira de praia e aproveite).

Clique aqui para acessar o site Aloha Spirit

almasurf
almasurf
almasurfalmasurfalmasurfalmasurf